Cases

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

11/10/2024 23:27
Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

Um copo plástico descartável pode levar entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza. E mesmo depois de tanto tempo, continuará presente no solo, na forma de pequenas partículas de micro plástico, afetando a qualidade dele. Mas esse não é o pior destino possível para esse material. Estudo realizado pelo Blue Keepers — Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU Brasil — revela: 1/3 do plástico produzido no país corre o risco de chegar ao oceano todos os anos. Este material representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.

É por isso que o gesto aparentemente pequeno de trocar um copo descartável por outro recipiente reutilizável tem, sim, impacto ambiental e colabora para a conservação do planeta. Essa constatação levou a Viacredi, cooperativa de crédito do sistema Ailos, a realizar uma vez por mês um “Dia sem copo” entre seus colaboradores, restringindo o uso de descartáveis aos cooperados que visitam a agência. Resultado? Uma economia de 4 mil copos a cada dia da campanha.

Além disso, de copo em copo, a cooperativa catarinense foi se apropriando da causa ambiental e investindo em projetos que já levaram 41 toneladas de materiais recicláveis à destinação correta, entre outros resultados.

“É um exemplo de ação que parece pequena, mas tem o potencial de se multiplicar, com um impacto exponencial. Nossa atitude individual pode influenciar o comportamento de muitas pessoas, pode mudar a cultura, produzir uma mudança de atitude que impacta para um mundo melhor”, explica o diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni.

Diagnóstico

Em 2022, após reavaliar sua gestão de resíduos sólidos, a Viacredi decidiu promover a separação adequada do lixo, fomentar a cadeia de reciclagem e conscientizar colaboradores sobre boas práticas ambientais. A meta é se tornar uma instituição Lixo Zero — certificação emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, validada pela Zero Waste International Alliance.  Um dos requisitos para a certificação é dar uma destinação mais sustentável, como a reciclagem, para pelo menos 90% dos resíduos da instituição, evitando a disposição em aterros sanitários.

O primeiro passo do Projeto Lixo Zero na Viacredi foi a realização de um diagnóstico em que a cooperativa identificou que 88% dos resíduos produzidos em sua sede, em Blumenau (SC), eram direcionados para o aterro sanitário. Disposto a reverter essa realidade, a cooperativa investiu em uma campanha interna de conscientização dos funcionários e criou um grupo de trabalho interdisciplinar para elaborar um plano de ação rumo à meta Lixo Zero.

O trabalho em conjunto resultou na adequação dos tipos de resíduos a serem coletados e enviados para reciclagem, na definição de novos meios de comunicação para sensibilização ambiental dos colaboradores e na conscientização sobre o uso de copos descartáveis. O projeto “Dia sem copo” foi uma das ideias do grupo, e acontece uma vez por mês, desde outubro do ano passado.

Já as ações de reforço na separação adequada dos resíduos resultaram na coleta de mais de 41 toneladas de recicláveis em 2022. Esses materiais foram vendidos a instituições recicladoras e a Viacredi investiu o dinheiro arrecadado na compra de mais de 3 mil livros para a biblioteca da cooperativa.

Outra iniciativa é a arrecadação de tampas plásticas para doação para organizações não governamentais (ONGs). Na primeira etapa da campanha foram arrecadados 90 quilos de tampas, doadas à Associação Casa de Acolhida São Filipe Neri, de Blumenau, instituição que abriga crianças em situação de vulnerabilidade.

Agora, a cooperativa se prepara para realizar um novo diagnóstico da gestão de seus resíduos sólidos para buscar a Certificação Lixo Zero. Vale destacar: as ações da cooperativa catarinense mostram o compromisso da instituição com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 12, relativo ao Consumo e Produção Sustentáveis.

Certificação Lixo Zero

A Certificação Lixo Zero é emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com o aval da Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). Seguindo pré-requisitos internacionais de sustentabilidade, o selo atesta a correta gestão de resíduos sólidos de uma instituição, empresa ou evento.

A principal exigência desta certificação é a comprovação da correta destinação de pelo menos 90% dos resíduos gerados pela candidata. Além desse percentual, a certificação leva em conta uma escala de boas práticas de gestão de resíduos, com pontuação para itens como reuso, compostagem, reciclagem, capacitação, liderança, logística reversa, inovação, entre outros.

O processo de certificação inclui o preenchimento de um relatório com dados sobre o processo de gestão de resíduos e uma auditoria local feita por um agente do Instituto Lixo Zero Brasil para comprovar as informações. Com base no relatório do auditor, é concedida a Certificação Lixo Zero ou o Selo Rumo ao Lixo Zero, de acordo com o percentual de resíduos corretamente destinados e o grau de boas práticas.

Veja Mais

22/10/2024

Transição energética impulsiona uso de energia limpa na f...

A emissão de gases poluentes é um tema sensível para as cooperativas de trans...

11/10/2024

Green Bond Cooperativo

Recursos obtidos na primeira emissão de dívida externa da instituição financ...

11/10/2024

Restauração e preservação de nascentes

Projeto Olho d´Água da Cocari restaura e preserva nascentes nas propriedades d...

11/10/2024

Água: um bem precioso

A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudá...