Cases

Quando a sustentabilidade é um propósito

11/10/2024 23:15
Quando a sustentabilidade é um propósito

Basta ler a missão da Coopercitrus para entender porque essa cooperativa é referência brasileira quando o assunto é sustentabilidade. A entidade definiu para si o seguinte objetivo estratégico: “entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedade”. E é isso o que ela tem feito, principalmente após a criação, em 2019, da Fundação Coopercitrus Credicitrus — entidade sem fins lucrativos que reúne todas as iniciativas de cunho socioambiental da cooperativa sobre um mesmo selo e governança.

Localizada em Bebedouro (SP), a Fundação atua com foco em três pilares principais, destinados à pesquisa, educação e ao meio ambiente. Dessa forma, promove o desenvolvimento dos cooperados, demais agricultores e das comunidades do entorno, contando com parcerias estratégicas que viabilizam a idealização e implementação de iniciativas dedicadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio.

No braço ambiental da Fundação, dois programas merecem destaque: o  CooperSemear, que auxilia cooperados a restaurarem  áreas de conservação de vegetação nativa, e o CooperNascentes, focado na restauração de minas d’água no campo. 

No primeiro programa, profissionais da Fundação entregam ao produtor associado  um projeto de restauro ambiental feito sob medida para sua propriedade, levando em consideração as exigências da legislação ambiental para áreas de preservação.  

Além disso, na hora de tirar os projetos do papel, os cooperados ainda contam com o apoio de um viveiro de mudas nativas, mantido pela Fundação, onde são cultivadas espécies florestais dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Até outubro de 2022, foram 46 projetos concluídos, um total de 69.860 mudas que recuperaram o total de 52,05 hectares. 

Já o projeto CooperNascentes nasceu em 2020 com intuito de preservar e recuperar nascentes (minas d´água), contribuindo para o aumento da capacidade hídrica e disponibilidade de água nas propriedades rurais e comunidades do entorno, reduzindo riscos relacionados à escassez hídrica, à desertificação e à redução da biodiversidade. Até outubro de 2022, 132 cooperados foram contemplados com a recuperação de minas. No total, foram 381 nascentes restauradas, o que significou aumento da capacidade hídrica em 4.376.717,22 de litros por dia.  

DE OLHO NO FUTURO

No âmbito da pesquisa, a Fundação Coopercitrus Credicitrus desenvolve com empresas parceiras experimentos de campo, permitindo aos agropecuaristas e estudantes conhecerem diferentes protocolos para a condução sustentável de lavourasA instituição se responsabiliza pela estrutura para o funcionamento dos espaços, o que inclui sistema de irrigação automatizado, máquinas e implementos para preparo do solo, plantio, condução e colheita, tratores com módulos georreferenciados para piloto automático, plantadora com sistema hidráulico e pneumático para distribuição de sementes e adubos, pulverizadores de barra e outros implementos para atender da melhor maneira possível as solicitações das empresas. Além disso, fornece mão-de-obra para aplicação dos protocolos, o que é supervisionado por dois engenheiros agrônomos especialistas em mecanização, tratos, experimentação agrícola e coordenação de atividades de campo

Para completar, a Fundação  mantém um Laboratório de Solo e Tecidos Vegetais, recentemente modernizado, com capacidade para analisar 20 mil amostras por ano. A análise de solo permite ao produtor rural otimizar sua produtividade ao identificar a concentração de nutrientes e avaliar a fertilidade da terra, contribuindo com um melhor planejamento do manejo agrícola. As análises de folhas atuam como complemento e auxiliam na avaliação do estado nutricional das plantas, destacando eventuais deficiências e dificuldades em seu desenvolvimento. 

Por fim, a Fundação oferece uma série de cursos de extensão e graduação para os produtores associados. Entre os cursos desenvolvidos, destaca-se o Big- Data em Agronegócio, de nível superior,  lançado em 2021 em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Após a conclusão do curso, os 40 alunos da primeira turma terão capacidade para desenvolver softwares dedicados ao agronegócio; instalar e gerenciar dispositivos de Internet das Coisas (Iota) e produzir relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios. Tudo isso, alinhado à missão original da Coopercitrus de entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedade

ISO 14001

Em 2021, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e outras 10 unidades de negócios da Coopercitrus receberam a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na ISO 14001, que especifica ações para proteção do meio ambiente, controle dos impactos e melhoria contínua de processos. Elas serviram como piloto para a cooperativa estender a ISO 14001 às demais filiais a partir de 2022. 

Veja Mais

11/10/2024

Produção sustentável para manter a floresta em pé

Tradição e ciência andam de mãos dadas em uma pequena cooperativa da Florest...

11/10/2024

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

A Coopfam (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região) foi...

11/10/2024

Pioneirismo na negociação de créditos de carbono

Uma cooperativa do interior do Mato Grosso do Sul foi uma das primeiras do país...

11/10/2024

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações em busca de uma pro...

Garantir um futuro sustentável para seus cooperados produtores de café é o de...