Menu

Cases

Agência verde

A responsabilidade socioambiental está no DNA do cooperativismo. É por isso que esse modelo de negócios costuma surpreender com ideias e projetos inovadores que fogem ao convencional.

Ao surgir a possibilidade de instalar uma agência no maior corredor financeiro da cidade de João Pessoa, o Sicredi Evolução – maior instituição financeira cooperativa do Nordeste com R$ 2 bilhões de ativos, mais de 30 mil associados e 21 agências na Paraíba – quis fazer a diferença e projetou uma agência 100% sustentável.

Localizada na principal avenida da cidade, ligando o centro à orla, a Agência Epitácio Pessoa reúne tecnologia e inovação à serviço da sustentabilidade.

Com estrutura moderna, a unidade foi construída com 22 contêineres, possui isolamento térmico, gera sua própria energia elétrica, aproveita água da chuva e foi construída em apenas seis meses, com baixíssimo desperdício de materiais.

OBRA INTELIGENTE

A agência Epitácio é a primeira agência bancária de grande porte em contêineres da América Latina. Além disso, foi o primeiro edifício a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na capital paraibana. Essa certificação internacional é uma das mais rígidas do mundo e atesta a sustentabilidade de uma edificação em oito dimensões:

  • uso racional e redução da extração dos recursos naturais
  • redução do consumo de água e energia
  • implantação consciente e ordenada, em espaço sustentável, com fácil acesso a meios de transportes sustentáveis, como carros elétricos e bicicletas
  • redução dos efeitos das mudanças climáticas
  • uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
  • redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção
  • inovação e processos
  • créditos de prioridade regional.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a inauguração dessa agência sustentável do Sicredi Evolução fez a população e os cooperados perceberem a importância de desenvolver um modelo de negócio pautado na responsabilidade socioambiental.

Na relação com a cidade, o fato da agência ter um piso elevado, ou em outras palavras, não tocar o solo em toda sua superfície, permite que a água das chuvas possa escoar livremente e ser absorvida pelo solo. Obras assim garantem que não haja alagamentos e que os lençóis freáticos sejam abastecidos.

Já os cooperados podem usufruir de uma unidade de atendimento com localização estratégica e de fácil acesso. Estacionamento privativo, carregador de carros elétricos, bicicletário, acessibilidade e coleta seletiva (pilhas e baterias) são outros diferenciais do local.

Os funcionários ganharam tanto um novo local quanto uma nova filosofia de trabalho – ainda mais voltada para a importância do meio ambiente no dia a dia. Eles vivem cotidianamente o que é ser sustentável e, assim como os cooperados, usufruem de todo conforto e inovação da agência.

Vale destacar: a Agência Epitácio Pessoa Sicredi atingiu o nível Gold da certificação LEED — o mais alto de todos.