Notícias

28/11/2023

Com artesanato sustentável, Copamart difunde cultura amazonense

Em meio às lojas de departamento e peças da moda, quem visita o Shopping Ponta Negra, em Manaus – a capital do Amazonas – encontra um espaço que dá protagonismo à cultura local e à economia sustentável. É a loja da Copamart, a Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense.

Terezinha Socorro Lira Ribeiro, presidente da Copamart, lembra de cabeça a data em que a Copamart foi fundada: 31 de agosto de 2011. Os 25 cooperados fundadores realizavam os mais variados tipos de artesanatos, como biojoias, produtos de decoração, acessórios e costura criativa – tudo feito de forma sustentável.

A cooperativa nasceu com o objetivo de gerar renda aos artesãos associados por meio de uma produção que respeita o meio ambiente e preserva a cultura local. Hoje, a cooperativa conta com 14 cooperados que produzem conforme a demanda dos clientes.

Manufatura sustentável

“Os nossos produtos são peças artesanais de decoração, acessórios, costura criativa, souvenires, lembranças e brindes”, conta Terezinha em entrevista ao Cooperação Ambiental.

Dentro da lógica de economia circular, as peças da Copamart são fabricadas com matéria-prima natural como sementes, fibras, tecidos e matérias recicláveis. Terezinha explica:

“A cooperativa contribui para manter nosso ecossistema natural em equilíbrio, pois pratica o consumo consciente de matérias-primas, faz uso de materiais recicláveis (papel, tecido, plástico, filtros e borras de café), e promove aproveitamento de materiais ofertados pela natureza (sementes, fibras, madeiras, por exemplo).

Além disso, o artesanato da Copamart carrega consigo a cultura local. Dessa forma, a cooperativa difunde a identidade amazonense por meio da sua Política de Sustentabilidade Cultural.

Essa política consiste na confecção de produtos regionais; utilização da matéria-prima local nos produtos; representação da identidade amazônica e a arte indígena em suas obras; design único que valoriza a região amazônica. A cooperativa também difunde a cultura amazônica e suas práticas culturais ao participar de feiras, exposições e eventos digitais.

A intercooperação também é parte da história da Copamart. Em parceria com a também amazonense Cooperjuta, uma cooperativa agropecuária, a Copamart desenvolveu uma coleção de produtos regionais decorativos tendo como principal matéria-prima a fibra de malva e juta, produtos tradicionais da região.

A conscientização ambiental também é praticada pela Copamart em sua produção. É o caso da coleção “Fauna em Pelúcia”, lançada em 2021, que chama a atenção para os animais amazônicos em risco de extinção.

 

Apoio à comunidade

Terezinha conta que a Copamart foi criada para aplicar, sobretudo, o 7° princípio do cooperativismo: o Interesse pela Comunidade.

A Copamart oferece cursos ministrados por seus cooperados na área de artesanato, empreendedorismo e educação financeira através dos projetos Artesanato Itinerante e Artesanato na Comunidade. O objetivo, com isso, é fomentar o empreendedorismo local.

Nesse sentido, a cooperativa realiza oficinas gratuitas de artesanato, ensinando a manufatura e estimulando a geração de renda para as famílias em estado de vulnerabilidade social. Os participantes recebem a doação do material necessário para fazer o curso.

Além disso, “a cooperativa impacta positivamente a vida dos cooperados através das vendas de seus produtos, da oferta de cursos e treinamentos e por meio de contratação de designs que auxiliam os cooperados no desenvolvimento de novos produtos”, finaliza a presidente da cooperativa.