Cooperativa é referência na destinação correta de resíduos
Reciclar, reduzir e reaproveitar são os três pilares que balizam as ações de sustentabilidade ambiental da Cooperativa Central dos Produtores Rurais, mais conhecida como CCPR. A coop mineira é considerada a maior captadora de leite do Brasil. Seu sistema reúne dezenas de coops singulares que atuam, conjuntamente, há mais de 70 anos. A CCPR é uma das cooperativas que participa, nesta sexta-feira (11), a partir das 9h, do painel A importância das cooperativas para o agro sustentável, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente no Pavilhão Brasil da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27. O painel será transmitido no canal do Sistema OCB, no Youtube.
O presidente, Marcelo Candiotto, destaca que é responsabilidade e missão do cooperativista promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, bem como das comunidades. Para ele, a participação na conferência vai ajudar a desmistificar a ideia de que o agro brasileiro causa impactos negativos ao meio ambiente.
“Sabemos que os temas meio ambiente e agronegócio podem gerar polêmicas, principalmente, pela desinformação. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade de esclarecermos e mostrarmos ao mundo que o produtor brasileiro é um agente de transformação e de fomento da sustentabilidade. Afinal, o agro e o meio ambiente sempre caminharam juntos. É uma honra para nós da CCPR participar de um evento dessa magnitude, que reúne ações que cultivam e constroem um legado para as gerações presentes e as futuras”, evidencia Candiotto.
Entre as iniciativas que serão apresentadas durante o painel, o presidente destaca algumas das boas práticas que envolvem a cadeia produtiva da CCPR. “Um exemplo é o nosso programa Prática Nota 10, que incentiva o produtor a adotar procedimentos de gestão, qualidade do leite, infraestrutura e bem-estar animal alinhados à sustentabilidade. Temos também o Recicla Mais, criado na nossa unidade industrial, onde, a cada ano, reaproveitamos, com destinação correta, cerca de 2 milhões de resíduos, com aval dos órgãos ambientais”.
Candiotto também pretende detalhar um case alia o agro e o meio ambiente às questões sociais. “A construção da nossa usina fotovoltaica demonstra a atenção que dedicamos as questões ambientais. No entanto, mais que aproveitar a energia solar para reduzir o consumo energético de nossas unidades, temos a oportunidade de contribuir com parte da demanda de energia da Santa Casa de Misericórdia”, orgulha-se.
Para o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, iniciativas como as da CCPR ajudam a comprovar que o agro brasileiro é um aliado na construção de uma economia verde. “Já somos referência mundial em produção sustentável como uma ferramenta para o alcance de uma economia de carbono neutro. Temos incentivado os produtores cooperados com o auxílio de nossos técnicos rurais, prestando atendimento dentro das cooperativas. Há diversos exemplos que contemplam a questão produtiva, ambiental e social. Nas questões climáticas somos definitivamente parte da solução mundial, pois estamos pautados na sustentabilidade do ambiente e dos negócios”, afirma.
A CCPR nasceu em Belo Horizonte (MG) e os negócios cresceram, significativamente, ao ponto de estar presente também no estado de Goiás. A coop reúne 31 cooperativas do segmento, que estão distribuídas em 280 municípios mineiros e goianos. Seus mais de 4,5 mil associados produzem 90 milhões de leite por mês. Além de produtos lácteos, a coop também atua na produção de proteínas bovina, equina, suína, aves, peixes e até ração para os pets.