Menu

Fique por Dentro

15/06/2022

Intercooperação permite implementação de ecobarreiras

Projeto desenvolvido em parceria entre cooperativas visa preservação de rio em Goiás

As cooperativas Sicoob Goiás Central, Sicoob Uni e Unimed Goiânia investiram na intercooperação para a preservação do meio ambiente em Goiás. Elas se uniram em parceria no desenvolvimento do projeto de implementação de ecobarreiras, no Rio Meia Ponte, para contenção de lixo flutuante. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é parceira da iniciativa e é a responsável pela retirada dos resíduos a cada 15 dias, e por destiná-los para cooperativas de reciclagem.

As ecobarreiras são estruturas flutuantes, na maioria dos casos construídas com materiais reciclados como as garrafas pet e galões. São instaladas transversalmente em rios para bloquear o escoamento de resíduos flutuantes, o desequilíbrio da flora e fauna, odores desagradáveis e alterações no sistema de circulação das águas.

A região do bairro Balneário Meia Ponte já conta com duas ecobarreiras que reduzem a poluição do manancial que tem cerca de 500 quilômetros de extensão e notável relevância para o abastecimento da capital e para o ecossistema do Estado de Goiás.

A iniciativa das cooperativas visa conscientizar a população para o descarte correto do lixo e a necessidade de se preservar o Rio. Segundo o diretor-superintendente do Sicoob Goiás Central, Ullisses Capistano, o projeto está alinhado ao sétimo princípio do cooperativismo, que trata do desenvolvimento sustentável da comunidade.

“Nossas cooperativas executam seus projetos individualmente, nas suas comunidades e colhem resultados positivos. Mas quando temos um projeto tão grande e com parcerias tão fortes, ganhamos força e podemos fazer ações com maior impacto social e ambiental. Esse modelo de atuar junto com nossas comunidades traz força para o cooperativismo, ainda mais porque nossas cooperativas estão presentes nestas comunidades entorno do Rio”, destaca Capistano.

Herika Soares, analista do Instituto Sicoob, considera que a intercooperação é fundamental para replicar projetos como este. “As ecobarreiras sob o Rio Meia Ponte demonstram que o cooperativismo está atento às reais necessidades da comunidade. Por cima das pontes não vemos a realidade que as cooperativas enxergam. E a preservação da natureza, como um princípio cooperativista, é real e faz a diferença”, pontua.

O Sicoob Goiás Central; o Sicoob Uni, que abrange os Estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e o Distrito Federal; e a Unimed Goiânia integram o Sistema OCB.