Notícias

14/06/2023

Coop impulsiona turismo em vila entre as melhores do mundo

Até onde as contribuições do cooperativismo podem levar um empreendimento com potencial, mas sem incentivo para atingir patamares inimagináveis? A cooperativa Viacredi – vinculada ao Sistema Ailos – promoveu verdadeira revolução no município de Pomerode, em Santa Catarina. A Rota Enxaimel, projeto coordenado pela entidade, tem fortalecido a economia local e o desenvolvimento sustentável da região.

O resultado? Um crescimento de 400% no número de turistas que visitam a cidade e o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das “Melhores Vilas Turísticas do mundo”, devido ao seu conteúdo histórico e cultural, à preservação das tradições e aos atrativos turísticos. Na cidade, os turistas podem apreciar belas paisagens, conhecer a vida dos imigrantes, experimentar pratos típicos da Alemanha, adquirir produtos locais e até mesmo se hospedar em uma casa enxaimel – técnica em que as estruturas de madeira são construídas sem pregos ou parafusos, apenas com encaixes.

O vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel e diretor da Nugali Chocolates, Ivan Blumenschein, conta que a rota que reúne patrimônio paisagístico, edificações históricas e potencial turístico estava subaproveitada. “Fundamos nossa Associação em 2021 e fomos buscar apoio da Viacredi e do Sebrae para estruturação e capacitação de nossos associados. Em um ano, foram diversos treinamentos, desenvolvimento de nova marca para a rota, criação de site e mapa turísticos. O fluxo de visitantes cresceu dez vezes e saltamos de sete, para 26 associados. O apoio da cooperativa foi fundamental para o sucesso”.

O sucesso ao qual se refere o vice-presidente da associação, em números, refletem no aumento de associados que passou de 7, em 2021, para 26 em 2022. De acordo com ele, o número de turistas saltou de 2 mil visitantes/mês em 2021, para 10 mil em 2022.  O faturamento dos estabelecimentos situados na rota também cresceu 100% no mesmo período.

O consultor de Pessoa Jurídica do Posto de Atendimento 88, da Viacredi, Marcio de Almeida Pavão, relata que o projeto representou oportunidade e experiência únicas para ele enquanto turista e consultor. “Atuei com o atendimento individual aos cooperados, principalmente os de mais idade, que não tinham facilidade nos acessos à tecnologia, como aplicativos, conta online e utilização das máquinas de cartão. Foi necessário explicar como eram realizadas as cobranças e formas de pagamento”, contou.

Outra oportunidade importante, segundo ele, foi poder participar na criação da marca da associação. “Pude acompanhar as reuniões, capacitações e consultoria, além de contribuir com a visão de consumidor e turista. E o legal é saber que o projeto deu certo, pois tanto a rota como a cidade estão com grande fluxo de turistas. É um ciclo virtuoso de ações que fortalece o desenvolvimento do nosso município e sobre o qual ficamos cada vez mais orgulhosos como cidadãos”, exalta.

Para a analista de Sustentabilidade da Viacredi, Sharon Haskel Koepsel, o resultado alcançado em apenas um ano é motivo de celebração. “Temos o privilégio de ver a Rota do Enxaimel crescer, se modernizar, quintuplicar o número de turistas e receber novos investidores e parceiros, além de ser reconhecida internacionalmente. Além disso, existe um ganho que os números não podem medir. Hoje, nenhuma das pessoas envolvidas está igual há um ano. O brilho no olhar voltou, estão mais seguras, encorajadas a ousar e inovar. Estão fortalecidas e, acima de tudo, orgulhosas de toda caminhada e resultados alcançados”, ressalta.

Viacredi

A parceria com a Viacredi é uma demonstração de como o cooperativismo pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, fortalecendo os negócios locais, preservando o patrimônio histórico e cultural, e impulsionando o turismo na área. A cooperativa colabora ainda para o alcance do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que trata do trabalho decente e crescimento econômico (8) e que versa sobre parcerias e meios de implementação (17). Desta forma, a Viacredi reforça seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU.

Para a Rota Enxaimel a coop ofereceu apoioo financeiro, compartilhou conhecimentos e, durante um ano de projeto, ajudou na reestruturação da associação e da retomada do turismo regional por meio de consultorias e treinamentos. Também orientou os proprietários da rota sobre empreendedorismo, finanças, marketing, gestão de pessoas, planejamento e vendas, o que foi fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos.